Notícias

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Aberturas de Novelas - Samantha (Venevisión, 1998)


Em 1998, Arnaldo Limasnsky produziu "Samantha" para a emissora Venevisión, na Venezuela. Escrita por Vivel Nouel, a novela foi dirigida pelo brasileiro Cláudio Callao. "Samantha" marcou a estreia de Alicia Machado, Miss Universo 1996, na dramaturgia local. Já alçada ao posto de protagonista, Alicia dividiu os créditos com o ator colombiano, e também cantor, Alejandro Martínez. 
Nesta história, Samantha (Alicia Machado) é uma jovem camponesa que vive e trabalha na fazenda de Valdemar Rincón (Gustavo Rodríguez). Certo dia, enquanto buscava seu cavalo pela propriedade, Samantha encontra os destroços de um pequeno avião e imediatamente vai até o lugar do acidente. Lá, encontra Luis Alberto (Alejandro Martínez), que está muito machucado e praticamente inconsciente.
Devido ao impacto causado pela queda do avião, Luis Alberto perde a memória e fica impedido de contar para Samantha e Rincón a sua verdadeira identidade. Todos na cidade acreditam que o acidentado seja apenas um piloto, empregado da poderosa empresa "Aranguren Corporation", e não o dono.
Apaixonada por um desconhecido, Samantha somente se interessa em cuidar daquele homem que lhe despertou um novo sentimento. Com o trato do dia a dia, ela passa a ser correspondida.
Tudo vai bem, até que Luis Alberto é levado para a capital e recupera boa parte da memória, apagando tudo o que aconteceu em sua vida após o acidente, inclusive seu amor por Samantha. Quando volta para casa, ele descobre que sua mulher, doente há cinco anos, faleceu. Todos acreditam que ela morreu por causa da doença, mas, na verdade, foi assassinada por sua melhor amiga, Betzaida (Milena Santander), que nutre um amor secreto por Luis Alberto e tenta conquistá-lo a qualquer custo.
Ao saber da fortuna de Luis Alberto, Raíza (Nohelí Arteaga), a filha do fazendeiro Valdemar Rincón, também passa a se aproximar do rapaz. Mas será um destes encontros que vai despertar a memória de Luis Alberto, fazendo com que ele se lembre de Samantha.
Depois de tantos impedimentos, Samantha e Luis Alberto se casam. No entanto, os problemas estão longe de acabar. Samantha terá alguns obstáculos pela frente, representados por Betzaida, Raíza e a filha adolescente de Luis Alberto, Anabella (Daniela Bascopé), que se sente traída por seu pai ter se casado após a morte de sua mãe. 
"Samantha" foi exibida no Brasil pela Record TV em 2001. Observando a boa fase do SBT com as novelas da Televisa, a emissora dos bispos também resolveu investir em novelas estrangeiras. Na época, a emissora exibia a novela "Roda da Vida" e desejava abrir um segundo horário de novelas nacionais. A aposta por tramas latinas era uma estratégia para esquentar o novo horário para futuras produções e fidelizar um público que já prestigiava as novelas do canal. No entanto, na prática, os dois horários foram cancelados com o final das duas tramas. "Samantha" não foi um grande sucesso, mas teve um público cativo durante toda a sua exibição. 
Na coluna desta semana, veja a abertura original da novela, que nunca foi exibida na Record, que optou por fazer sua própria abertura. O protagonista Alejandro Martínez é quem interpreta o tema principal, que leva o nome da novela.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Você foi ao fundo do baú com esse post. Rs... Lembro vagamente dessa novela, mas não assisti. Adorava as tramas venezuelanas. Topázio, Joana, a virgem, A Revanche....Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir